Perícias

Psicologia Forense
A psicologia forense ao serviço da justiça é, como referiu Mira y Lopez, a psicologia aplicada ao melhor exercício do direito. A psicologia para a justiça é fundamentalmente uma psicologia probatória.

A psicologia para o direito, em sentido lato, é uma ciência auxiliar de direito para esclarecer os seus fins. Em sentido restrito é uma ciência auxiliar que interpreta factos concretos, na medida em que pode aplicar a sua metodologia à prova desses factos.

A psicologia forense é auxiliar dos juristas na compreensão da génese e manifestações típicas de certos comportamentos que estão na origem de actos penais. Ajuda ainda na informação sobre os métodos de interrogatório e exploração e aspetos da personalidade do autor de um facto anti-jurídico ou de alguém implicado no exercício de certa capacidade jurídica (contratos, testamento, casamento, etc).

A perícia psicológica constrói o perfil psicológico do examinando e esclarece certas questões como modificações da responsabilidade penal (medo insuperável, estado passional, testemunho, etc).

As aplicações concretas mais importantes da psicologia jurídica são a psicologia do testemunho, a criminologia e a valoração psicológica do processo de elaboração da sentença.

OS NOSSOS RELATÓRIOS

São executados de forma independente e imparcial, são claros, pormenorizados, deixando resposta o mais exato possível às interrogações da entidade requisitante.

Os nossos Peritos estão disponíveis para:

– deslocação aos tribunais.

– apoio na elaboração dos quesitos.

– responder os esclarecimentos.